SÃO PAULO – A internet, um dos mais fortes pilares para a guinada da campanha de Obama, também serve para criar forças contrárias. Um assessor do presidente eleito teve flagradas, na rede, fotos suas em poses ousadas com um totem de papelão de Hillary Clinton.
Jon Favreau, de 27 anos, será o Diretor de Discursos da Casa Branca a partir de janeiro. Como muitos dos assessores e funcionários do futuro governo, ele cultiva um perfil na rede social Facebook, onde publicou imagens de uma festividade em que aparece oferecendo cerveja e acariciando a representação da antiga rival de Barack Obama, na corrida pela representação do Partido Democrata.
Não demorou muito para a imprensa americana divulgar o fato. A solução de Favreau foi retirar as imagens pedir desculpas publicamente à senadora.Por meio do assessor Philippe Reines, disse também que o ato simbolizava uma mensagem de que “a rivalidade é coisa do passado”.
Em caso parecido no cenário cibernético da política americana, John McCain suspendeu seu assessor Soren Dayton por divulgar mensagens que denegriam a imagem do conselho Obama, em um vídeo na internet, em meados de março.