SÃO PAULO – Desde ontem (08/12), quem faz upload de vídeos no Facebook conta com melhores recursos de imagem. A nova plataforma suporta vídeos de até 1280x720 pixels (720p).
Outra novidade é que agora eles poderão ser acoplados em outras páginas da web por meio de códigos “embed”, como acontece com as mídias do YouTube. A diferença em relação ao maior portal de vídeos da internet é que os clipes conservarão as propriedades de privacidade do Facebook também fora dele.
O tamanho máximo de arquivo permitido é de 200 Mb e duração limite é de 10 minutos.
Chris Putnam, um dos engenheiros da rede social, afirma que além da imagem em alta definição, houve um upgrade no tratamento do som.
Competição ou adequação?
O Facebook conta com um acervo de 45 milhões de vídeos e agora decide adotar as tecnologias de alta resolução de sites como Hulu, Vimeo e YouTube. Pelo perfil caseiro das publicações, seria o princípio de uma investida para roubar uma fatia do público do portal de vídeos do Google?
A hipótese pode ser confirmada pela tendência que o YouTube vem mantendo no último semestre, apostando na publicação de conteúdos mais sérios por meio de contratos com estúdios de cinema e redes de televisão, como aconteceu com a MGM, em novembro.