WASHINGTON - Barack Obama precisa criar um departamento na Casa Branca para proteger o ciberespaço norte-americano, acreditam especialistas em segurança do país.
De acordo com um relatório elaborado por membros do governo e da indústria norte-americanos, a nova administração e o Congresso devem rapidamente aprovar leis que permitam investigações mais eficazes nesta área.
Provavelmente Obama apoiará a maioria das prospostas do relatório, já que pelo menos cinco dos especialistas que o produziram também fazem parte da equipe de transição da presidência.
“Reagir a ciberataques é algo complicado”, disse James Lewis, do Centro de Estratégia e Estudos Internacionais, “Devemos responder com ações militares ou com espionagem? As diretrizes não foram definidas. As leis criadas em 1980 são lentas e a internet é rápida.”
O relatório ressalta que Obama precisa esclarecer para os inimigos dos EUA como o país vai reagir a esse tipo de invasão.
“É fundamental que tenhamos uma regulamentação para o ciberespaço”, alertou Jerry Dixon, ex-diretor da Divisão de Segurança Cibernética Nacional.