SÃO PAULO – Eles passam horas revirando rostos na internet. Os jovens ciumentos podem ter seu estado emocional medido pelo tempo gasto no Facebook, de acordo com publicação da CyberPsichology & Behaviour.
O estudo americano sugere que os casais com menos de 25 anos e com perfis na rede social mais popular do país estão propícios a se envolver em conflitos amorosos devido às informações expostas na rede. Por causa delas, aliás, passam mais tempo atuando como vigilantes.
A atitude pode virar um vício, segundo a pesquisa, que ouviu 304 pessoas, de 17 a 24 anos. Mais de 10% dos entrevistados declararam que não conseguem medir o tempo que passam na página do parceiro ou parceira. Muitos deles acabam brigando por motivos tolos, segundo os próprios.
O documento da pesquisa diz que 7,4% de homens e mulheres declararam que mensagens de duplo sentido já causaram algum problema em seus relacionamentos. E a ala feminina tem ligeira vantagem no quesito, de acordo com a pesquisa, que aponta que as mulheres se mostraram “significativamente mais ciumentas”.
A editora-chefe da CyberPsichology & Behaviour, a Dra. Brenda K. Wiederhold, diz que a “pesquisa na idade universitária é um excelente ponto de partida para começar a questionar questões adicionais em como esse novo fórum pode impactar na dinâmica dos relacionamentos adultos e outros processos sociais”.
O arquivo completo, em PDF, pode ser lido aqui.