Arnaldo Comin
Direto de Madri
A escapada à praia de um programador de internet para aproveitar o dia de calor intenso custou caro a um jornal online espanhol. Ontem, por aproximadamente dez horas, a página principal do site catalão Diario Barcelona estampou a foto de uma atriz pornô seminua.
Embora pareça a típica ação de um hacker, tratou-se de um erro interno. Por volta das 11h30, ao tentar publicar uma notícia, um estagiário do jornal anexou inadvertidamente a imagem pornográfica na capa do site. O problema é que o responsável pela programação não se deu conta, liberou a foto e foi para a praia.
"Passamos o dia todo atrás do funcionário, que deixou o celular desligado. Agora estamos tentando reunir a redação para cometer um suicídio coletivo", afirmou, sem perder o bom humor, o jornalista do Diario Barcelona, Pedro Mendoza.
O jornal, pequeno e de notícias locais, costuma receber 200 mil visitantes únicos por dia, mas ontem a audiência bateu o recorde histórico de 600 mil usuários, o que acabou travando o servidor do site (www.diariobarcelona.com).
A situação inusitada fez a festa dos blogueiros espanhóis. Várias páginas reproduziram a foto e receberam centenas de comentários. O Diario também recebeu uma avalanche de ligações de usuários surpresos. "Só faltou o Obama nos telefonar", brincou Mendoza.
Especial para Terra