Parece estranho afirmar, mas é verdade: 27% das pessoas no mundo todo usam ainda um browser lançado oito anos atrás, num distante ano de 2001: o
Internet Explorer 6.
O número, divulgado pela Net Applications, não difere muito dos 33% estimados por outro serviço, o TheCounter.com. Mas iniciativas no Brasil e no mundo tentam fazer com que o usuário atualize seu navegador ou baixe um novo.
Por aqui, a dianteira foi tomada pelo site iMasters, que reúne uma comunidade de desenvolvedores e profissionais da web. A campanha, intitulada "Atualize seu navegador", faz com que o visitante com IE6 veja, em sites cadastrados, uma barra no topo da tela sugerindo a troca do browser antiquado.
"Nossa campanha não é anti-IE6, mas para atualização de browsers, seja ele qual for. É uma campanha mais positiva, e não contra ninguém" explica Tiago Baeta, criador do iMasters. O site http://imasters.com.br/crossbrowser/pt-br/ mostra quem participa da campanha.
O resultado, pelo menos no Brasil, é impressionante. Baeta afirma que, todos os dias, as barrinhas pedindo para atualizar o navegador aparecem cerca de 1 milhão de vezes. "Ou seja, 1 milhão apenas de pessoas que usam browsers desatualizados. Temos milhares de sites que usam a barra e colaboram com o projeto. O site que mais imprime a barra é o corinthians.com.br".
Nos Estados Unidos, uma campanha semelhante pega mais pesado contra o Internet Explorer 6, com o mesmo conceito de pedir aos webmasters para inserir um código que mostre um alerta de desatualização. É o IE6noMore.com ("Não mais IE6", em inglês), liderado por sites como Weebly, Justin.TV e Reddit, entre tantos outros. O YouTube, independente de qualquer campanha, também mostra aos usuários de IE6 que, aos poucos, não dará mais suporte ao navegador antigo.
Para desenvolvedores de sites, o motivo da discórdia é a falta de adequação a padrões da web no Internet Explorer 6, explica o site Bring Down IE6 (www.bringdownie6.com), "IE6 venha abaixo". Nele, a campanha é mais educativa e não mostra mensagens no navegador, mas incentiva a leitura de textos e a "conversa" com os amigos.
No Twitter, a campanha contra o IE6 segue por conta do Twibbon, um site que coloca marcas na foto do perfil do usuário. Até o momento, mais de 11,4 mil pessoas colocaram a faixa da campanha "IE6 Must Die".
A Microsoft, entretanto, não se manifesta sobre a questão do Internet Explorer 6. A versão mais recente e atualizada foi lançada no ano passado. "Sobre a Microsoft, ela nunca entrou em contato", conclui Baeta.
Zumo Notícias