Chad Hurley, cofundador do YouTube, esteve no Brasil pela primeira vez na última semana de agosto. Encontrou usuários, quis saber o que eles pensam e suas preferências no site de vídeos mais popular do mundo. Aproveitamos para conversar com ele.
INFO Como fazer com que um vídeo tenha sucesso no YouTube?
CHAD HURLEY: Há várias maneiras de medir o sucesso de um vídeo porque você pode produzi-lo com diversos intuitos. Eles podem ser divertidos, ter cenas que captamos no dia a dia, seguindo o conceito de jornalismo cidadão. Não é necessariamente uma questão de quantas vezes ele foi visto. Quando digo que as pessoas precisam aprender a usar a ferramenta é porque elas têm câmeras, podem fazer vídeos e contar histórias, colocar seu talento nelas.
INFO A internet pode matar a TV?
HURLEY: A fórmula vai continuar a existir, mas não como a conhecemos hoje. A TV é uma mídia e as pessoas se divertem assistindo a tudo numa tela grande. Na internet a experiência é diferente e você pode escolher ao que quer assistir, inclusive ao conteúdo que você coloca lá. A forma como as pessoas veem TV é apenas recebendo programas prontos.
INFO Vocês pretendem colocar mais ferramentas sociais no YouTube ou integrá-lo a outras redes?
HURLEY: Queremos fazer os dois. Integrá-lo ao Twitter, ao Facebook e a outros serviços para que você possa ver os vídeos fora do site, mas também queremos manter atividades dentro do nosso site. Precisamos fazer com que seja fácil encontrar e seguir seus amigos no próprio YouTube.