O
Google está se associando à companhia privada Energy Inc para fornecer aos domicílios nos Estados Unidos um software de gestão de energia, superando medidores inteligentes e potencialmente elevando a eficiência energética, informou o Google em seu
blog.
O Google lançou em fevereiro passado uma ferramenta gratuita disponível pela internet, chamada PowerMeter, que permite aos usuários monitorar quanta eletricidade utilizam em suas casas. Nos últimos meses, centenas de funcionários do Google testaram o software.
Agora, o dispositivo de medição de energia da Energy Inc, chamado TED 5000, que custa cerca de US$ 200, está dispónível no mercado norte-americano e pode ser usado através do software Google PowerMeter, acessível pela internet, inclusive de celulares com sistema operacional Google. Deste modo, a medição de energia torna-se mais acessível ao usuário comum, sem necessidade de um medidor inteligente.
Embora mais e mais empresas de serviços de utilidade pública estejam instalando medidores inteligentes, eles ainda representam uma pequena porcentagem de todos os medidores de eletricidade dos Estados Unidos.
A parceria não é exclusiva e não inclui termos financeiros, segundo a companhia. O Google continuará trabalhando com outros parceiros na área, como a San Diego Gas & Electric, da Sempra, e a alemã Yello Strom.
O Google é amplamente conhecido como uma ferramenta de buscas na internet, mas agora também está se aventurando em tecnologia limpa.
Reuters