Segundo o texto,
o descumprimento da ordem por parte do Google acarretaria
“uma pena de multa diária de mil reais” e ainda uma
“indenização a título de danos morais na quantia de 850 mil
reais”.
Em contato feito pelo INFO Online, o Google declarou que “cumpre as decisões tomadas pela Justiça, mas não pode comentar processos que ainda estão em andamento”.
A ação é movida pelo automobilista desde 12 de julho de 2006. Na época, de acordo com declaração dos advogados de Barrichello no documento, foi solicitada a retirada de perfis e comunidades injuriosas junto ao Google, “mas ela (a companhia) agiu com total descaso e desprezo tentando livrar-se da responsabilidade em resposta”.
Como argumento, segundo consta na publicação, o Google declarou que “orkut não exerce controle preventivo ou monitoramento sobre o conteúdo das páginas pessoais ou Comunidades criadas
pelos usuários, o que poderia configurar ‘censura’; quem controla a informação é o autor do perfil”, evidenciando que há a possibilidade de remoção de conteúdos quando os termos de serviços da rede social é ferido.
Caso a decisão seja revertida a favor do Google e não haja uma revisão nos valores, a indenização a Rubens Barrichello será a maior já concedida no Brasil em casos de falsificação de perfis na internet.