Segundo a empresa Light Blue Optics, responsável pelo desenvolvimento do novo mini projetor, o projetor baseia-se no princípio da projeção holográfica, que utiliza padrões de interferência na luz para construir uma imagem.
A figura vista no retrovisor é, na realidade, o padrão de difração do vidro iluminado pelos feixes de laser. A técnica induz no cérebro uma impressão de tridimensionalidade: a imagem aparentemente está a uma distância de cerca de 3 m do carro, integrando-se com a imagem "de verdade" refletida pelo espelho.
O dispositivo usa cristais líquidos sobre silício (LCOS), a mesma tecnologia refletiva utilizada nas TVs de projeção. Os feixes de laser vermelho, verde e azul são modulados pelos cristais líquidos reflexivos para formar a imagem completa.
O laser é utilizado para garantir melhor visibilidade da imagem, melhor resolução e maior brilho. Além disso, o foco da imagem é mantido qualquer que seja a distância de visualização.
O protótipo, demonstrado no Vehicles and Photons 2009 Symposium, realizado este mês nos Estados Unidos, permite que as imagens sejam mostradas virtualmente em qualquer ponto de um veículo.
Segundo a empresa, os projetores holográficos também podem ser adaptados para uso nos parabrisas e no vidro traseiro do carro.
Os engenheiros criaram a tecnologia sem um uso específico em mente, já que pode servir para um sem número de aplicações, mas é possível antever, por exemplo, avisos de proximidade e perigo nos retrovisores e o auxílio à navegação no parabrisa, bem como a substituição (ou replicação) do painel do veículo, evitando que o motorista desvie seu olhar da estrada.
Mais informações podem ser obtidas no site da Light Blue Optics em www.lightblueoptics.com.