Confira abaixo alguns truques de como acelerar o processo de “troca” chamando a atenção da ladroagem em qualquer lugar. Com essas providências, um dia é o suficiente para fazer seu notebook sumir. É claro, se você o ama e o quer ao seu lado por muito tempo, faça exatamente o contrário dessas recomendações.
1 – No carro. Quando for sair de casa, entre no veículo com o notebook nas mãos, preferencialmente sem capa. Carregue a fonte junto, com fios bagunçados e se arrastando pelo chão. Coloque seu brinquedo no banco do carona, deixando-o à vista quando parar no semáforo. Se nada der certo, saia do carro dando bandeira e coloque a máquina no porta-malas, na hora estacionar – e nem pense em utilizar travas de segurança.
2 – No ônibus ou no táxi. Para quem anda de transporte público, a tarefa é mais simples. Basta levar o computador a tiracolo a todo momento, mesmo quando não for necessário. Nunca se sabe quando haverá uma emergência do tipo alimentar suas vaquinhas no Facebook durante o trajeto. Nesse caso, não pense duas vezes: abra o laptop e use-o ali mesmo. Se a opção de transporte for o táxi, apóie o micro no encosto do braço, próximo à janela, e não hesite em deixá-lo aberto, havendo congestionamento ou não.
3 – Mala ou mochila? Nada como aquela mala de transporte de notebook apoiada no ombro para potencializar as chances de furto. Mas use o acessório direito: carregue-o sempre pela mão, enrolando o restante da alça. Dê preferência a cores extravagantes e a modelos com a logomarca da fabricante bordada e brilhando para o mundo. Questão de status. Para quem prefere mochila: ela até pode ter aquele espaço reservado e camuflado para laptops. Afinal, o melhor truque é andar de terno, gravata e óculos escuros, no estilo executivo moderninho. Dá a maior pinta para os ladrões.
4 – No trabalho. Durante o expediente, o esquema para ter seu portátil roubado é deixá-lo sobre a mesa sem cadeado. Sempre há um colega de quem desconfiar, não é mesmo? Quando ele estiver por perto, vá ao banheiro e deixe o micro sozinho. A hora do almoço também é ótima para algumas “boas práticas”. Se não quiser levar a máquina com você, deixe-a na gaveta, sem tranca. Do contrário, leve-a para um restaurante do tipo buffet e largue-a na mesa, enquanto monta seu prato.
5 – Embarcando no avião. O aeroporto também é um lugar propício para seu desejado assalto. O melhor é despachar o notebook. Nada de levá-lo como bagagem de mão. Assim, você ainda conta com a possibilidade de perder ou danificar seu belo portátil, aumentando de forma substancial as chances de livrar-se dele rapidamente. Se, no fim do dia, o equipamento ainda estiver em seu poder, ele provavelmente é tão desinteressante que merece ir para o descarte de eletrônicos.