Reuters
O aparelho, chamado Libretto, coloca a empresa em competição com o iPad, da Apple, e o Kindle, da Amazon.
A Toshiba lançou o W100 Libretto em um evento em Tóquio, que marcou os 25 anos de lançamento pela empresa do primeiro laptop do mundo, em 1985.
A companhia espera que a unidade de PCs, que teve um prejuízo de 8,8 bilhões de ienes (97 milhões de dólares) no ano encerrado em março, atinja o equilíbrio no ano fiscal que terminará em março de 2011.
O Libretto lançado hoje, que também enfrenta forte concorrência da Sony, não deve abalar o mercado de leitores eletrônicos no curto prazo, considerando que a Toshiba ainda precisará firmar acordos com provedores de conteúdo.
"O iPad da Apple provavelmente está criando um novo mercado em termos de consumo de informação, navegação e leitura de livros", afirmou o CEO da unidade de produtos digitais da Toshiba, Masahiko Fukakushi. "Mas quando se trata de criação ou de produção, o que estamos fazendo ainda tem muito valor. Queremos continuar fazendo as duas coisas."
A Toshiba é a quarta maior fabricante de notebooks no mundo depois de HP, Acer e Dell.