A realidade aumentada é uma moda que veio pra ficar – e evoluir. Assim a tecnologia é vista pelos palestrantes que participaram da mesa “Os benchmarks em realidade aumentada”, realizada na manhã desta sexta-feira no info@trends.
No painel encontraram-se os responsáveis por cases de sucesso com RA no Brasil e todos concordaram que o uso da tecnologia só tende a se expandir. Adriana Kackfuss, gerente de marketing interativo da Coca-Cola, acredita que “a realidade aumentada está a serviço de experiências incríveis para o consumidor”.
Francisco Mattosinho, gerente de meios digitais do Bradesco, mencionou o aplicativo mobile do banco, um case do que já atingiu 10 mil usuários. O programa junta GPS com geolocalização e exibe agências próximas ao lugar onde está o cliente. “Os GPS devem evoluir muito com o uso da realidade aumentada”, pontuou Nicholas Serrano, diretor de estratégias digitais do Grupo Estado.
Serrano expôs o uso da RA no jornalismo, indicando que a tecnologia pode agregar mais informação à notícia. No caso, uma matéria sobre a Torre Eiffel vinha acompanhada de uma tag que, ao ser exposta na webcam, mostrava um infográfico na tela do computador. É a tecnologia “ampliando o conteúdo do jornal”, disse ele.
Mais que consumo, Fernando Penteado vê utilidades práticas na realidade aumentada. Responsável pela área de criação digital da McCann Erickson, o publicitário citou um projeto do correio norte-americano, em que a RA previa o tamanho da caixa para correspondências.
Tecnologia acessível
Sem grandes modelos 3D ou aplicativos complexos, a Portuguesa aumentou sua vendas em 75%, somente na pré-venda, com a camiseta que levava o usuário a um quiz no site do clube. Serrano concorda com Fernando Porto, gerente de marketing da Lusa. Para o diretor de estratégias digitais, a convergência contribui para essa facilidade. “Do mesmo jeito que tem RA no iPhone, vai haver aplicações para tablet”, disse.
Para finalizar o bate-papo Serrano trouxe à mesa um aplicativo para iPhone, o Layar, um browser que faz uso da realidade aumentada. Para ele já vivemos um momento em que “qualquer um pode fazer realidade aumentada”.