de INFO
SÃO PAULO - O matemático húngaro Ivan Herman, do World Wide Web Consortium (W3C) trabalha para criar uma web evoluída, que possibilite às máquinas entender o sentido das informações e trazer respostas inteligentes — a chamada web semântica. Veja o que ele disse à INFO.
INFO - Tim Berners-Lee propôs a web semântica em 2001. Por que as iniciativas nessa área ainda são tão tímidas?
IVAN HERMAN - Em 2006, percebeu-se que não era necessário ter pronta uma ontologia (descrição dos termos e das relações entre eles) complexa. Só então, o assunto, que era muito teórico, começou a ganhar uso prático.
INFO - Você pode citar exemplos de uso prático?
HERMAN - O site de música da BBC (www.bbc.co.uk/music) emprega técnicas da web semântica para integrar informações de várias fontes sem usar hiperlinks. Isso mantém os dados sempre atualizados. Já no site de turismo da cidade espanhola de Zaragoza (www.zaragoza.es/turruta/Turruta/en/index_Ruta), há uma aplicação que traça rotas personalizadas usando web semântica.
INFO - A web semântica pode gerar problemas de privacidade ao associar informações a pessoas?
HERMAN - Sim. Estamos conscientes disso. A web semântica terá um efeito de lente de aumento. Ferramentas para resolver essa questão também terão de ser desenvolvidas, ao mesmo tempo em que a web semântica estiver evoluindo. Mas as soluções não são somente técnicas. Há questões éticas e legais envolvidas.