O Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) divulgou uma pesquisa sobre a gestão de lanhouses no País nesta quarta-feira. O estudo aponta que 80% das lan houses são negócios familiares e 97% delas têm menos de três funcionários.
A pesquisa mostra que, além de uma forma de inclusão digital, essas empresas são também uma fonte de renda familiar importante. Além de acesso a internet, as lan houses oferecem jogos e aplicativos de comunicação, serviços de cópia e impressão, cursos de informática e internet, além de serviços de conveniência, como recarga de celular.
Quanto à velocidade de conexão, a pesquisa aponta que essas empresas aproximam-se mais de um perfil domiciliar do que empresarial, ká que 23% delas oferecem velocidade entre 256 Kbps e 1MB, 32% entre 1 Mbps e 2 Mpbs, 12% entre 2 Mbps e 4 Mbps, enquanto apenas 25% oferecem velocidades maiores de 4 Mbps. Mais da metade, 58% das companhias, têm menos de 10 computadores à disposição dos clientes.
O estudo ainda mostra que a maioria dos estabelecimentos está em funcionamento por menos de dois anos, o que aponta uma necessidade de maiores incentivos para que as lan houses se tornem viáveis economicamente.
Redação Terra