Vinicius Aguiari, de INFO Online
SÃO PAULO - O Google anunciou ontem que vai penalizar em seu sistema de buscas as empresas que tratarem mal seus clientes. Em post em seu blog, o gigante das buscas disse que desenvolveu um algoritmo especial para essa função.
A ideia de implantar o novo recurso surgiu depois que o Google soube da história de uma senhora que foi mal tratada por uma loja após comprar seus óculos online.
De acordo com uma fonte ouvida pelo The New York Times, que revelou a história, tratar um cliente mal poderia gerar reclamações e resenhas negativas, o que, de qualquer forma, geraria mais links para o seu site. O número de links para um endereço é um dos quesitos de classificação do Google na hora de gerar seus resultados.
"A principal premissa do artigo foi que ser mau na internet pode ser bom para o negócio", explicou o engenheiro-chefe do Google, Amit Singhal. A equipe do Google se disse horrorizada com a história.
A partir disso, o Google decidiu remover a loja citada pelo jornal de seus resultados. Em seguida, implantou o algoritmo capaz de analisar comentários negativos e transformá-los em votos negativos, o que vai diminuir a posição do site entre os resultados.
O Google também estuda exibir as opiniões dos usuários ao lado dos resultados.