O Orkut completou sete anos nesta semana, mas o Google não tem nenhum motivo
para festejar. O declínio da rede social é evidente.
O Facebook tem crescido com rapidez assustadora no Brasil e, até o fim do
ano, tudo indica que vai superar a rede do Google em número de usuários.
Qualquer pessoa com um perfil nas duas redes sociais percebe o movimento de
migração de uma para a outra. Claro que há alguns recursos de sucesso no Orkut,
como as comunidades, que ainda não são tão usados pelos brasileiros no site
rival. Mas isso deve mudar com o tempo.
A rede social de Mark Zuckerberg transformou-se em uma empresa enorme e
atingiu um ritmo de inovação com o qual fica difícil competir. Para fazer isso,
o Google precisaria investir pesado no Orkut – coisa que não tem acontecido. O
time responsável pelo produto é formado por pouco mais de 40 engenheiros. Mesmo
com todo o esforço desses profissionais, é muito pouca gente. São inúmeros os
problemas que surgem em um site acessado por 85 milhões de internautas. Quanto
mais bugs atrapalham a vida dessas pessoas, mais vontade elas têm de ir para
outro lugar.
Os sinais de abatimento do Google já começaram a aparecer. Neste ano, o post
comemorativo dos sete anos do Orkut, no blog oficial, não usava nem o ponto de
exclamação no titulo para marcar a festividade da data (o que ocorreu em anos
anteriores). O texto também foi breve. Nos outros aniversários, as últimas
novidades da rede foram destacadas. O mais estranho é que um post maior entrou
no ar dois dias depois, com números escolhidos a dedo para tentar mostrar que o
Orkut continuava crescendo. Provavelmente perceberam que era necessário mudar o
tom para não dar sinais de uma crise. O mais curioso é que o texto em nenhum
momento prova que a rede está aumentando de tamanho. Não são mencionados dados
básicos, como a quantidade de usuários em 2009 e 2010. Enquanto isso, o Facebook
chega a 600 milhões de perfis ativos e conta para todo mundo.
Para piorar as coisas, o Google abriu uma comunidade oficial do Orkut para os
usuários darem seus palpites. O tópico mais comentado é que concentra as
críticas, sinal de que o número de insatisfeitos está aumentando
assustadoramente. As coisas também não vão bem no campo dos negócios. Ações
promovidas em conjunto com anunciantes, como a entrevista ao vivo de Ivete
Sangalo, tiveram uma audiência insignificante. A única chance do Orkut é sofrer
uma mudança radical, que o transforme em um produto sem bugs, com uma interface
mais moderna e mais funcional. Mas talvez seja tarde demais.
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