O Google e a Mozilla anunciaram ferramentas para que os usuários decidam que
informações desejam compartilhar com anunciantes online quando navegam pela
internet usando o Chrome e o Firefox. A Microsoft também prepara algo nesse
sentido para o Internet Explorer. A posição dos três principais navegadores de
internet dá ao usuário a opção de fornecer ou não informações sobre os sites que
visitou ou localização geográfica para mostrar publicidade personalizada.
De acordo com a BBC, a utilização dessa ferramenta de publicidade tem causado
preocupação sobre privacidade, e em dezembro a Comissão Federal de Comércio dos
Estados Unidos decidiu que a tecnologia era pouco transparente. Esse sistema
funciona através dos cookies, pequenos arquivos de texto que permitem aos sites
relembrar as credenciais do usuário, preferências e produtos comprados online,
entre outras coisas, gravados no navegador.
O Google anunciou que o Chrome vai permitir que os usuários saiam por
completo desse sistema instalando uma extensão no navegador, mas deixarão de
receber os anúncios somente de empresas que aderirem à iniciativa. O Google
acredita que a instalação da extensão pode fazer com que o usuário passe a ver
anúncios que não são relevantes para ele, informou a BBC. A abordagem da Mozilla
é diferente, e incluirá um botão no Firefox que avisará ao site visitado que o
usuário não gostaria de receber publicidade personalizada. Já a Microsoft
anunciou que o Internet Explorer 9 será lançado com uma ferramenta que bloqueia
sites que façam rastreamento online.
Redação Terra