Caso o usuário do Gmail ainda não tenha percebido, o Google está testando uma
nova forma de exibir anúncios no seu serviço gratuito de e-mail. As publicidades
que antes apareciam discretamente em forma de texto na parte de cima da janela
do e-mail e ao lado direito, agora ganharam versões com imagens. A informação é
do site Search Engine Land.
As versões com imagem seguem a mesma lógica dos demais anúncios do Gmail e,
por consequência, do Google, isto é, aparecem com base nas palavras-chave das
mensagens dos e-mails. O Yahoo Mail, um dos concorrentes do serviço do Google,
já possui publicidades com imagens na caixa de e-mails dos seus usuários.
Aparentemente, a novidade não passa de uma tentativa do Google de incrementar
sua receita através do Google Display Network, ou Rede de Display do Google, que
oferece aos anunciantes espaços não apenas no Gmail, mas também no Google Maps,
Orkut, Blogger e outros.
Ainda de acordo com o Search Engine Land, um porta-voz do Google disse que
eles estão testando o novo formato desde a última sexta-feira e que o Google
está "sempre experimentando novos formatos e locais no Gmail, e recentemente nós
começamos a experimentar anúncios com imagens em mensagens que contenham uma
grande quantidade de imagens".