São Paulo - O comércio
online não para de crescer. No ano passado, as vendas pela internet movimentaram
R$ 18,7 bilhões, com crescimento de 26% em relação a 2010, segundo a e-bit,
empresa especializada em informações sobre o comércio virtual.
Para 2012, a projeção é de crescer mais 25%, diz a diretora do e-bit, Cris
Rother.No ano passado, 32 milhões de consumidores fecharam negócios nos sites de
comércio eletrônico cadastrados no e-bit. Em 2010, foram 23 milhões.
O valor médio das transações também diminuiu no último ano. Em 2011, foram
gastos, em média R$ 350 por transação, ante R$ 370 no ano anterior. “A tendência
é de o valor do tíquete médio cair mais”, diz a executiva.
Ela explica que, com a entrada da nova classe média brasileira na rede, a
classe C, os preços dos produtos adquiridos devem ser menores. “Eles procuram
preços menores e isso é cada vez mais relevante.” No primeiro semestre do ano,
dos 4 milhões de novos consumidores online, 61% foram da classe C.
Além de achatar preços, a entrada da classe C mudou o ranking dos produtos
mais vendidos pela internet, diz a diretora. Em 2007, por exemplo, o produto
mais vendido era livro, seguido por itens de informática, eletrônicos e produtos
de saúde e beleza. Em 2011, os eletrodomésticos lideraram o ranking, seguidos
pelo grupo informática.
Também o crescimento do número de sites de compras coletivas e as fortes
promoções online contribuíram para reduzir os preços médios na internet, diz a
diretora do e-bit.