O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) apresentou hoje no evento
ProXXIma 2012 os resultados da pesquisa "Como 80 milhões de brasileiros acessam
a internet no Brasil", desenvolvida em parceria com a comScore. O estudo visa
compreender a audiência online no País, tanto em termos de seu envolvimento com
a
Internet e os diversos tipos de tecnologia quanto das percepções e atitudes
em relação à publicidade digital.
Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando
na internet por vários dispositivos, enquanto apenas 25% usam o mesmo tempo
assistindo TV. A internet também é a atividade preferida por todas as faixas
etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%,
além de ser considerado o meio mais importante para 82% dos participantes (85%
mulheres e 79% homens).
Foram entrevistadas 2.075 pessoas usuárias de internet, entre 15 e 55+ anos,
sendo 51% homens e 49% mulheres, de 6 a 14 de fevereiro de 2012, via e-mail. Os
dados foram ponderados proporcionalmente às taxas nacionais online para faixa
etária, gênero e região de residência de forma que os resultados sejam
representativos da população online (55% Sudeste; 19% Sul; 13% Nordeste; 8%
Centro Oeste; 5% Norte).
Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo 89% no período da
manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma forma, a web é a
mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de
um dia típico: 60% trabalho; 52% na casa de amigos ou familiares; 44% escola;
44% restaurantes e cafés; 43% reunião com amigos; 34% shoppings.
Com relação aos tipos de canais que a internet é acessada, o desktop lidera com
77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%), smartphone (40%), tablets (16%),
iPad (15%), console de videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos (2%).
Entretanto, os jovens preferem utilizar os smartphones, tablets e videogames
para navegar.
A maior parte (62%) da audiência brasileira online acessa a internet via dois ou
mais canais. Destaca-se a faixa etária de jovens adultos (entre 25 e 34 anos)
aonde 23% acessam por quatro ou mais canais. Além disso, 61% dos brasileiros
usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo que as mulheres são
mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%). Dentre os que usam os
dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou mais atenção na
internet.
Em geral, a audiência online no Brasil é consideravelmente aberta e receptiva à
publicidade digital, considerando-a como a mais criativa (49%), rica em conteúdo
(48%), evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%).
A maioria dos entrevistados concorda que usa a internet para pesquisar produtos
que desejam comprar offline (65%) e que os anúncios online têm os motivado a
comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas (56%). Já 60% disse ser
motivado por anúncios online a buscar mais informações sobre os produtos
oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais conveniente de fazer
compras.
Segundo Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, a internet já é
mainstream no Brasil conectado. "O estudo mostra isso de forma
contundente. A adoção da internet em casa, no trabalho, na escola ou na rua
rompe com vários mitos sobre essa liderança que ocorre em todas
as faixas etárias ou de renda e mostra que 42% dos conectados no país passam
mais de duas horas por dia online e que o acesso ocorre cada vez mais por
múltiplos dispositivos, fixos ou móveis. Fica claro que o brasileiro conectado é
bastante receptivo à publicidade na web, considerando-a crível, pouco intrusiva
e muito criativa, além de considerar a internet como principal fonte de
pesquisas para decisões de compras, seja online ou nas lojas físicas. Todos os
dados confirmam a expansão do mercado, que tende a se acentuar com as
iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também ao aumento da base
instalada de smartphones. Estamos apenas no limiar de uma grande
transformação”, afirma.
A pesquisa na íntegra está disponível
aqui.
Olhar Digital