Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto,
radares e um laser que o ajuda a "ver" pedestres, ciclistas e os demais
carros na estrada.
É reconhecido internacionalmente que a maioria dos acidentes de
automóveis ocorre por falha humana.
O veículo licenciado nos EUA é um Toyota Prius, cujo sistema de
navegação autônoma está sendo desenvolvido desde 2005 pelo Laboratório
de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, responsável pelo desenvolvimento da
tecnologia, o carro já percorreu 255 mil quilômetros em testes, durante
os quais foi registrado um único incidente, com uma batida sem
gravidade.
A licença para a condução automática do veículo foi
concedida à empresa e ao seu projeto. Mas o governo estadual já afirmou
que pretende, no futuro, conceder licenças a pessoas físicas, que
poderão ter seus próprios carros com condução automática.
Contudo, uma legislação que trata do assunto, e que entrou em vigor
em março deste ano, afirma que um carro sem motorista precisa ser
supervisionado por duas pessoas - um motorista, para casos de emergência
e um técnico capacitado para "fiscalizar" o computador de bordo.