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Redes sociais durante
o expediente: liberar ou proibir?
No mundo atual, é bem difícil achar alguém que nunca teve contato com as
redes sociais – mesmo que momentaneamente. Seja para divulgar algum fato ou
simplesmente se relacionar com os amigos, quando o assunto são as
redes sociais no local de trabalho, sempre surge alguma polêmica.
A KPMG realizou um estudo que aponta: 70% das companhias estão conectadas às
mídias sociais. O mais curioso é que elas ainda não descobriram ao certo os prós
e contras desta participação. Para alguns empresários, liberar o acesso a sites
como
Facebook e
Twitter é visto com grande repulsa - o que gera um conflito, principalmente
se a própria empresa utilizar as
redes sociais como meio de comunicação.
Conheça algumas ferramentas
Algumas companhias mais ligadas se anteciparam e procuram reverter esse cenário
para utilizar o poder de socializar via Web de forma benéfica para seu negócio.
Devido a essa iniciativa, alguns fabricantes de softwares também já estão
criando ferramentas para facilitar esse processo.
No mercado, há diversos sistemas desenvolvidos para que as companhias tirem o
melhor proveito das redes sociais. Com essas ferramentas, é possível saber, em
tempo real, tudo o que falam do seu negócio no Twitter, Facebook, LinkedIn, até
mesmo blogs e veículos online. Um desses softwares é o Radian6, desenvolvido
pela americana Salesforce. Em um único painel de controle, o cliente monitora
tudo isso sem a necessidade de pular de uma janela para outra.
Por meio de gráficos e análises de tendências você consegue avaliar o impacto de
uma determinada mensagem. Alguns softwares são capazes de criar um "ranking"
daqueles comentários mais "perigosos" - ou seja: se alguém que tem muitos
seguidores no
Twitter falar mal da sua marca, você é imediatamente avisado e consegue
remediar a situação antes que ela se torne incontrolável ou tome proporções
negativas para seu negócio.
Mas é possível monitorar todas as redes existentes? Nem todos os monitoramentos
podem ser feitos por aplicativos. Alguns são possíveis apenas dentro da própria
rede - como o Orkut por exemplo. Já os blogs,
Twitter e
Facebook podem ser monitorados por ferramentas gratuitas e online.
Dentre estes, temos o
Google Reader que não é propriamente uma ferramenta indicada para auxiliar
as corporações em seu monitoramento, mas é muito usado (e há bastante tempo) por
aqueles que precisam estar atentos a determinadas notícias ou novidades a
qualquer instante. Para isso, é só se cadastrar, criar uma conta e receber os
feeds dos seus sites escolhidos. Ainda do Google, há o Google Alerts, que envia
e-mails com links todas as vezes que determinada marca ou palavra-chave for
citada na web.
O
HootSuite é explicitamente direcionado às mídias sociais e permite agendar
publicações para serem divulgadas no momento mais conveniente. O aplicativo já
possui versão em português tanto na web quanto nos dispositivos móveis. Isso
porque não é mais novidade de que o Brasil é um dos principais países com
usuários ativos no Twiiter.
Outra plataforma é o
Social Mention, que analisa e busca nas mídias sociais informações que
agregam conteúdos gerados por usuários em um único fluxo de informação. Você
consegue mensurar a opinião das pessoas com relação a você, sua empresa, seu
produto, marca etc. Os usuários podem criar alertas que são atualizados por
e-mail sobre resultados relevantes e recentes.
Já o
Chatter (também da Salesforce) é uma plataforma que traz ferramentas
parecidas com as do Facebook. É como se fosse uma rede social fechada, só para
os empregados, onde eles podem se manter informados sobre pessoas e projetos
importantes do seu local de trabalho. Você tem um perfil e pode atualizar seu
status a qualquer momento, e os seus colegas de trabalho podem ter acesso aos
seus projetos, grupos, feeds de notícias e compartilhamento de arquivos.
Entre tantas ferramentas, cabe à empresa optar por qual delas melhor se enquadra
em suas necessidades. Seja para monitorar, unificar, alertar ou falar sobre
negócios, há um leque de oportunidades para todos os gostos e bolsos. Só não
vale continuar com o velho pensamento de que as
redes sociais são apenas para o lazer e entretenimento. Sim, elas até podem
ter esse aspecto mais "descontraído", mas ao saber utilizá-las de forma correta
e pertinente aos seus negócios, elas podem ser fortes aliadas.
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