O sistema, disponível para os Estados Unidos, funciona assim: informa-se a marca e o modelo da bicicleta roubada, e então o mecanismo verifica se bikes semelhantes estão sendo vendidasem sites de leilões como eBay e Craiglist. O usuário ainda é notificado sempre que for encontrado um novo item com características semelhantes à da bicicleta perdida.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, o Stolen Bike Finder teve como base o metódo mais eficaz para solucionar roubos de bicicleta: o auto-policiamento por parte das vítimas. Entre os ciclistas de São Francisco, por exemplo, é comum buscar bikes roubadas em locais onde sabe-se que há mercado para este tipo de artigo, como locais e sites que vendem artigos usados.
Tal prática faz com que os ladrões passem cada vez mais trabalho ao ter que levar a bicicleta para locais longes o suficiente, onde o roubo tenha menos chance de ser descoberto. Com o Stolen Bike Finder, tal método se transfere para a esfera online, onde até então os bandidos encontravam mais possibilidade de repassar bikes furtadas.
No site onde está o mecanismo de buscas também foi aberto um forum para pessoas que querem comprar e vender bicicletas usadas de forma segura, com a ajuda de um recurso que verifica a propriedade do objeto.