Sua nova família de aplicativos vai permitir aos usuários exibir versões móveis de seu serviço de notícias e mensagens de destaque nas telas iniciais de uma vasta gama de dispositivos baseados no sistema operacional Android, do Google, disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg a repórteres.
Os executivos do Facebook apresentaram uma nova ferramenta de mensagens chamada "chatheads" e "coverfeed"-- ambos dominam as telas iniciais dos usuários e alimentam continuamente com mensagens, fotos, atualizações de status e outros conteúdos da rede do Facebook.
O "Home" leva a competição entre as duas superpotências da Internet para o segmento móvel, que está se tornando o primeiro canal de muitos consumidores para a Internet. O Facebook, a maior rede social do mundo, e o Google, a ferramenta de busca dominante na Internet, estão envolvidos na batalha online pelo tempo dos usuários na Internet e por verbas publicitárias.
Para o Facebook, impulsionar sua presença no segmento móvel é crítico. Cerca de 70 por cento dos membros da rede social usaram dispositivos móveis como smartphones e tablets para acessar seu serviço ao final de 2012, e 157 milhões dos cerca de 1 bilhão de usuários do Facebook acessam o serviço somente por um dispositivo móvel.
A empresa tem intensificado os esforços para garantir que seus anúncios, que geram receitas, possam ser vistos em dispositivos móveis.
Relatos de que o Facebook estava desenvolvendo seu próprio smartphone tem aparecido esporadicamente há anos, mas Zuckerberg declinou a possibilidade, dizendo que a construção de um telefone do Facebook seria "a estratégia errada".