O hábito de se comunicar pela internet utilizando mensagens instantâneas, ou mesmo chamadas de vídeo, se consolidou no Brasil com o advento da banda larga e segue uma tendência de crescimento sem volta, de acordo com um estudo promovido pela Ericsson, em seu departamento de análise do comportamento dos usuários no País.
De acordo com o levantamento produzido pela empresa, a troca de mensagens instantâneas, por meio de chats ou redes sociais, via internet já é utilizada por 51% dos usuários nacionais – foram entrevistadas 1,8 mil pessoas online pelo País, e os adeptos têm, em geral, entre 20 e 24 anos. Além disso, 40% dos participantes utilizam chamadas de voz pela internet, e outros 31%, chamadas de vídeo.
"Tem ainda um outro fator importante que é a proximidade das pessoas. Só vou te incomodar se você estiver online, foi o que 14% responderam. Acho que esse é o principal fator: eu posso ver se você está online. Além disso, existe o caráter instantâneo", explicou o especialista da área de consumo da Ericsson para América Latina e Caribe, André Gualda.
A estrutura para as chamadas de voz, no caso em múltiplas escolhas, envolve laptops (82%), tablets (91%) e desktops (80%). Os smartphones respondem por 77%. "Nem todo mundo tem smartphone ainda, mas a tendência é que até 2017 isso cresça até 50%", reforçou Gualda.
A cerca das ligações feitas via internet, em geral, utilizando o programa Skype, apenas 30% das chamadas no Brasil são feitas desta maneira, o que não esconde, entretanto, o fato de que esse serviço não é estritamente utilizado para falar com quem está no exterior. "Percebemos que 80% das pessoas falam com os amigos, ou pessoas próximas, dentro do Brasil mesmo", ressaltou.
"Outra fator importante é que as pessoas estão se adaptando para os negócios também. Empresas que não tem sistema de teleconferência utilizam esse sistema como opção de negócios, o que facilitou a comunicação em termos de investimento", finalizou.