Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) concluiu que a opinião positiva anterior influencia uma resposta positiva de outros usuários. Isso significa que se um conteúdo já tem um 'curtir' - ou alguma manifestação de aprovação -, os leitores seguintes têm mais chances de gostar daquilo.
A pesquisa foi realizada ao longo de 10 meses em um grande site agregador de notícias, e os especialistas alteraram a aprovação de certos comentários para ver como isso afetava a percepção desses posts. O resultado é que comentários com aprovação aumentada viam sua popularidade crescer exponencialmente, recebendo em média 25% a mais de aprovação dos usuários.
"Esse comportamento de rebanho acontece sistematicamente com sinais positivos de qualidade e aprovação", resume Sinan Aral, professor da Escola de Administração de Sloan e um dos três autores do estudo, publicado na quinta-feira na revista Science.
No caso de ranking negativo, o comportamento é diferente. A pesquisa mostrou que comentários qualificados com desaprovação levaram a mais comentários negativos, mas esse aumento foi balanceado pelo que os pesquisadores chamam de "efeito de correção", com comentários positivos contrapondo a opinião.