MS
deixa indústria de relógios em choque
Os
fabricantes de relógios e de uma série de aparelhos ``inteligentes''
que a Microsoft quer conectar por meio de seus softwares vêem tanto uma
oportunidade de negócio quanto uma ameaça a entrada de um rival com
tantos recursos disponíveis.
Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft, anunciou na
quarta-feira que a maior produtora de software do mundo iniciou uma nova
campanha para ir além dos computadores pessoais e levar a tecnologia
que a empresa chama de SPOT, Smart Personal Objects Technology, para os
objetos de uso cotidiano das pessoas, como relógios de pulso e ímãs
de geladeira.
Os relógios e outros objetos dotados de tecnologia SPOT como imãs de
geladeira terão software que permite que exibam informações, como
data e hora de compromissos, números de telefone e previsões do tempo,
disse Gates.
``Acredito que essa seja uma área de interesse óbvia para alguém no
campo da eletrônica'', disse Wilson Keithline, diretor de produtos avançados
da Timex.
A Timex, sediada em Middlesbury, Connecticut, já vende um relógio
chamado Data Link, que funciona com software da Microsoft e recebe
informações de contato e agenda de um computador pessoal.
O Data Link opera por meio de um sensor especial no relógio que lê
barras luminosas na tela de um computador, mais ou menos como código
Morse transmitido à distância por meio de sinais de luz.
A Microsoft, por outro lado, planeja que seus relógios recebam dados
pelo espectro de FM do rádio em freq ências alugadas pela empresa, um
sistema que ela denominou DirectBand. Os relógios teriam preços
inicial de 150 dólares e teriam seus horários ajustados
automaticamente com base em um relógio atômico.
``A tecnologia que a Microsoft decidiu usar exige um investidor com
grande disponibilidade de dinheiro'', alega Keithline. ``Eles surgiram
com uma tecnologia realmente elegante.''
Embora a Microsoft tenha anunciado que estava desenvolvendo relógios
com fábricas como a norte-americana Fossil e a Citizen Watch, do Japão,
outros importantes fabricantes como a Timex, a Casio e a Seiko não
estavam presentes nos planos anunciados pela companhia.
Mas não é somente a Microsoft que busca mercado para aparelhos
inteligentes de pulso.
A produtora de software para computadores de mão PalmSource já fez
acordos com a Fossil para a fabricação de um relógio de pulso que
traz todas as funções de um assistente pessoal digital, incluindo tela
sensível ao toque e muita memória para milhares de endereços e
telefones.
``O discurso da Microsoft sempre parece maravilhoso na primeira vez que
você o ouve'', disse Michael Mace, executivo da PalmSource. ``Vai ser
necessário atuar realmente sobre essas questões para vermos.''
``Definitivamente nós achamos que é uma boa oportunidade para colocar
informação em dispositivos pequenos... Mas nós estamos atirando em um
alvo bem diferente. Estamos apostando em um dispositivo poderoso em uma
escala bem pequena'', disse Mace.
O executivo afirmou que uma das chaves para o aumento do uso e cooperação
de fabricantes de relógios será a adoção de um design aberto que
permita outras produtoras de software e fabricantes de hardware inovarem
e desenvolverem novas aplicações para os relógios inteligentes.
De fato, a indústria estima que troca globalmente cerca de 1 bilhão de
relógios por ano, ou um para cada seis pessoas na Terra.
``Se conseguirmos cinco ou 10 por cento das pessoas que usarem relógios,
será um número enorme'', afirmou Gates à Reuters em uma entrevista.
Info Exame
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