Branco
total feito em casa
Fita adesiva parecida com durex promete clarear os
dentes em 14 dias
RICARDO MENDONÇA
Está chegando ao Brasil a mais moderna, fácil e polêmica técnica de
clareamento de dentes. Trata-se do Crest Whitestrips, uma coleção de
fitinhas plásticas colantes que podem ser aplicadas pelo próprio
paciente. O formato é parecido com o de uma tira de durex. A promessa
é a seguinte: basta a pessoa colar a fitinha sobre os dentes por 30
minutos duas vezes ao dia e, em duas semanas, seu sorriso estará bem
mais claro. Em contato com o dente, a tira libera peróxido de hidrogênio
(a boa e velha água oxigenada), o princípio ativo que dá o
branqueamento. A brancura é garantida por seis meses. Nos Estados
Unidos, esse tipo de tratamento é tão comum que as fitinhas podem ser
encontradas até em supermercados. Estima-se que mais de 15 milhões de
americanos já tenham usado essa técnica ou alguma similar. No Brasil,
o produto importado pela Procter & Gamble será comercializado
inicialmente apenas pelos dentistas. Mesmo assim, muitos têm dúvidas
sobre sua eficácia.
Há duas críticas
contra a fitinha. A primeira diz respeito a seu alcance. Além de só
abranger os dentes da frente, muitas vezes a irregularidade da arcada
faz com que a fita não fique em contato com toda a superfície de um ou
outro dente. Com isso, o clareamento poderá não ser uniforme. No
tratamento convencional, o dentista tira um modelo da boca de cada
paciente e faz um molde personalizado em que é injetado o gel
branqueador. O risco de sobrar vãos é menor. A segunda crítica é
quanto à liberação do peróxido. Os dentes de uma mesma pessoa não têm
a tonalidade igual e, como a fita libera o branqueador de maneira
regular por toda a sua extensão, mesmo que todos os dentes fiquem mais
claros, a diferença original de tonalidade de um dente para outro será
mantida.
Nos Estados Unidos, a
caixa do Whitestrips com 56 fitinhas pode ser encontrada por até US$
30. Como no Brasil haverá um intermediário a mais, o dentista, o preço
será bem mais alto. Estima-se que eles venderão por R$ 300,
aproximadamente o mesmo preço do tratamento com o molde. A Procter vai
comercializar o produto por meio dos dentistas até ele ficar popular.
Depois disso, passará a ser vendido em farmácias e, na prática, se
tornará concorrente dos dentistas.
Até 15 anos atrás,
clareamento dentário era tido como um luxo de celebridades. Com o
passar do tempo, o tratamento, meramente estético, foi se popularizando
e hoje é uma das especialidades odontológicas que mais crescem.
Anualmente a Sociedade de Odontologia Estética promove até um concurso
para eleger, entre os artistas, o sorriso mais bonito do Brasil. O deste
ano foi vencido pelo ator Luigi Baricelli, que fez o clareamento
convencional. Por entre os coqueiros de um resort da Costa do Sauípe,
no litoral da Bahia, ele subiu no pódio, recebeu um troféu e mostrou o
piano.
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