Branco total feito em casa


Fita adesiva parecida com durex promete clarear os dentes em 14 dias

RICARDO MENDONÇA

Está chegando ao Brasil a mais moderna, fácil e polêmica técnica de clareamento de dentes. Trata-se do Crest Whitestrips, uma coleção de fitinhas plásticas colantes que podem ser aplicadas pelo próprio paciente. O formato é parecido com o de uma tira de durex. A promessa é a seguinte: basta a pessoa colar a fitinha sobre os dentes por 30 minutos duas vezes ao dia e, em duas semanas, seu sorriso estará bem mais claro. Em contato com o dente, a tira libera peróxido de hidrogênio (a boa e velha água oxigenada), o princípio ativo que dá o branqueamento. A brancura é garantida por seis meses. Nos Estados Unidos, esse tipo de tratamento é tão comum que as fitinhas podem ser encontradas até em supermercados. Estima-se que mais de 15 milhões de americanos já tenham usado essa técnica ou alguma similar. No Brasil, o produto importado pela Procter & Gamble será comercializado inicialmente apenas pelos dentistas. Mesmo assim, muitos têm dúvidas sobre sua eficácia.

Há duas críticas contra a fitinha. A primeira diz respeito a seu alcance. Além de só abranger os dentes da frente, muitas vezes a irregularidade da arcada faz com que a fita não fique em contato com toda a superfície de um ou outro dente. Com isso, o clareamento poderá não ser uniforme. No tratamento convencional, o dentista tira um modelo da boca de cada paciente e faz um molde personalizado em que é injetado o gel branqueador. O risco de sobrar vãos é menor. A segunda crítica é quanto à liberação do peróxido. Os dentes de uma mesma pessoa não têm a tonalidade igual e, como a fita libera o branqueador de maneira regular por toda a sua extensão, mesmo que todos os dentes fiquem mais claros, a diferença original de tonalidade de um dente para outro será mantida.

Nos Estados Unidos, a caixa do Whitestrips com 56 fitinhas pode ser encontrada por até US$ 30. Como no Brasil haverá um intermediário a mais, o dentista, o preço será bem mais alto. Estima-se que eles venderão por R$ 300, aproximadamente o mesmo preço do tratamento com o molde. A Procter vai comercializar o produto por meio dos dentistas até ele ficar popular. Depois disso, passará a ser vendido em farmácias e, na prática, se tornará concorrente dos dentistas.

Até 15 anos atrás, clareamento dentário era tido como um luxo de celebridades. Com o passar do tempo, o tratamento, meramente estético, foi se popularizando e hoje é uma das especialidades odontológicas que mais crescem. Anualmente a Sociedade de Odontologia Estética promove até um concurso para eleger, entre os artistas, o sorriso mais bonito do Brasil. O deste ano foi vencido pelo ator Luigi Baricelli, que fez o clareamento convencional. Por entre os coqueiros de um resort da Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, ele subiu no pódio, recebeu um troféu e mostrou o piano.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home