27 milhões já tiveram identidade roubada nos EUA
SÃO PAULO - Nos últimos cinco anos, 27,3 milhões
de americanos tiveram seus dados pessoais roubados. Só em 2002,
foram 9,9 milhões de vítimas, informa a Federal Trade
Commission, contra as 1,4 milhão de 1999.
O relatório da FTC mostra que o roubo de identidades custou
ao mercado 48 bilhões de dólares no ano passado. Já as vítimas
relataram cinco bilhões de dólares em despesas que não foram
feitas por elas, e nem sempre esses valores são ressarcidos.
A FTC mantém um programa para a identificação e apoio às
vítimas deste tipo de crime desde 1998. Só nos últimos 12
meses, 3,2 milhões de americanos descobriram que novas contas
bancárias haviam sido abertas em seus nomes ou que haviam sido
vítimas de outros tipos de fraude como imóveis alugados,
atendimento médico e até mesmo obtenção de emprego por
outras pessoas usando suas identidades. Nestes casos, o prejuízo
de instituições financeiras e empresas com cada vítima gira
em torno de 10,2 mil dólares, enquanto cada pessoa que teve
seus dados roubados chega a perder 1,18 mil dólares.
O uso do cartão de crédito ou do número do cartão por
terceiros é a fraude relatada por 6% das vítimas, diz a FTC.
Depois aparecem a criação de novas contas e as demais fraudes
citadas acima (4,7% dos casos) e o uso de cartões bancários
(2%). Na grande maioria dos casos, as informações pessoais
acabam sendo utilizadas para a aquisição de bens, mas 15% das
vítimas disseram que seus dados foram usados para fins não
financeiros, como obtenção de documentos junto ao governo ou
para o preenchimento de formulários de impostos e taxas, e também
como identificação de criminosos quando estes são parados ou
presos pela polícia.
Boa parte dos casos ainda acontece no mundo offline: 2,5 milhões
de vítimas do ano passado tiveram seus documentos e cartões
roubados ou perdidos; 400 mil tiveram seus dados obtidos com o
roubo de correspondência.
Renata Mesquita, do Plantão INFO