Uma empresa de telefonia celular nos Emirados Árabes está oferecendo à população
muçulmana a opção de receber o chamado para suas orações diárias pelo
telefone.
Em um país que apresenta o maior número de usuários de celulares em todo o
mundo árabe, e um dos mais altos em todo o planeta, o serviço tem boas chances
de se tornar popular.
A companhia estatal de comunicações do país, Etisilat, calcula que 75% da
população possui um celular, o que corresponderia a cerca de 2,7 milhões de
usuários.
"Algumas chamadas são mais importantes do que outras", diz o anúncio.
Para a maioria dos muçulmanos, os cinco chamados diários para as orações, ou
"azan", superam todos os outros.
Uma
empresa de telefonia celular nos Emirados Árabes está oferecendo à população
muçulmana a opção de receber o chamado para suas orações diárias pelo
telefone.
Em um país
que apresenta o maior número de usuários de celulares per capita em todo o
mundo árabe, e um dos mais altos em todo o planeta, o serviço tem boas chances
de se tornar popular.
A companhia
estatal de comunicações do país, Etisilat, calcula que 75% da população
possui um celular, o que corresponderia a cerca de 2,7 milhões de usuários.
"Algumas
chamadas são mais importantes do que outras", diz o anúncio. Para a
maioria dos muçulmanos, os cinco chamados diários para as orações, ou azan,
superam todos os outros.
Mundialmente
Com o grande
crescimento no uso de celulares na região, a combinação de tecnologia e
islamismo faz muito sentido do ponto de vista comercial.
Com um único
pagamento de US$ 4, os devotos dos Emirados – ou pelo menos aqueles que têm
acesso à mais avançada tecnologia da Nokia – podem ser lembrados de seu
dever religioso na hora exata todos os dias, mesmo que não estejam perto o
suficiente para ouvir os chamados vindos das mesquitas.
Em breve,
poderão também receber os chamados na hora exata, mesmo que estejam viajando
por outros países.
A Cellucom,
empresa por trás da iniciativa, está contactando entidades muçulmanas em todo
o mundo para coletar informações sobre os horários dos chamados durante os próximos
cinco anos.
"É uma
questão de expandirmos nosso banco de dados para incluir os horários no resto
do mundo", disse Arun Nagar, diretor administrativo da Cellucom.
"Temos feito muitos testes para garantir que as pessoas possam confiar
completamente no serviço", acrescentou.
A exatidão
é vital. Mesmo em um país pequeno como os Emirados Árabes, os horários das
orações variam de região para região, de acordo com o nascer e o pôr do
sol.
"Existe
um potencial grande para um serviço como esse. Nós já estamos falando com
empresas no Kuwait e em outras localidades", disse Nagar.
O plano é
estender o chamado para orações por celular a outros países do Golfo, e mais
tarde a muitos outros países de maioria muçulmana na região e fora dela.