|
Guru
da Web diz que usuário não sabe fazer buscas
A Internet está ficando mais fácil de ser utilizada - e muitas das
dificuldades encontradas pelos usuários são atribuídas a eles mesmos.
Quem afirma é Jakob Nielsen, guru da usabilidade e defensor da
simplicidade sobre o estilo. Ele se baseou nos resultados de uma pesquisa
que a empresa Nielsen Norman faz anualmente para avaliar como as pessoas
usam a Internet.
A pesquisa pede a cada
entrevistado para completar tarefas simples, como reservar hotéis online
ou procurar determinada informação. Na primeira vez que a pesquisa foi
feita, há sete anos, 60% dos entrevistados não conseguiram realizar as
tarefas. Hoje, 66% tiveram sucesso com as mesmas tarefas. Mas isso,
segundo Nielsen, não se deve ao fato de os usuários terem se tornados
especialistas no uso das ferramentas de busca.
Segundo ele, o que houve
foi uma melhora nessas ferramentas de busca - usadas por 88% dos
pesquisados para cumprir suas tarefas. Entre os pesquisados, 60% digitam
apenas uma palavra para encontrar o que estão procurando - o que é
equivalente a uma gota no oceano, já que o Google, por exemplo, indexa
4,2 trilhões de documentos.
Apenas 3% põem as
palavras entre aspas, e 1% usam outras técnicas de busca avançadas para
conseguir melhores resultados. Quando as respostas aparecem, poucas
pessoas vão além dos primeiros links fornecidos. "Se não está na
primeira página, é como se a resposta não existisse", afirmou
Nielsen.
Enquanto as ferramentas
gerais de busca melhoraram, aquelas nos websites individuais raramente
tiveram um bom desempenho. A pesquisa mostrou que poucas pessoas as usam
para encontrar informações escondidas no site, preferindo confiar nas
ferramentas gerais.
Os sites estão
melhorando a sua apresentação. Nielsen diz que muitos designers
desistiram de sua obsessão por estilo em detrimento da substância, e estão
tornando os sites mais fáceis de navegar. Nielsen elogia o fato de terem
sido feitos avanços, já que desenhar um site não é tão fácil quanto
parece.
O paradoxo que precisa
ser resolvido, segundo ele, é tornar informações simples imediatamente
disponíveis, ao mesmo tempo em que dados mais detalhados são tornados
acessíveis para aqueles que querem mais.
BBC Brasil
|