Por Vinicius Aguiari, de INFO Online
São Paulo - O Twitter, serviço para o compartilhamento de mensagens com até
140 caracteres, completou hoje seis anos de operação. O serviço foi lançado no
dia 21 de março de 2006 pelos cofundadores Jack Dorsey, Biz Stone e Evan
Willians.
A primeira mensagem foi enviada por Dorsey. “Just setting up my twttr” (“apenas
configurando meu Twitter”), escreveu ele.
Mas nem tudo são flores na empresa. Com cerca de 500 milhões de usuários
cadastrados (número não oficial), o Twitter luta para não ter sua participação
engolida pelo news feed do Facebook.
Ao mesmo tempo, a empresa estuda formas de ampliar sua receita, como a inserção
de twítes patrocinados, venda de trending topics e cobrança para sugestão de
contas a serem seguidas. De acordo com estimativas da empresa de pesquisas
eMarketer, a receita do Twitter em 2011 foi de 140 milhões de dólares. Pouco se
comparado ao 1 bilhão de dólares faturado pelo Facebook.
Histórico de polêmicas e revoluções
Ponto de partida para um número incontável de polêmicas na rede, manifestações
sociais e até de revoluções (como a Primavera Árabe), o Twitter anunciou em
janeiro deste ano um novo algoritmo, capaz de censurar determinados assuntos.
O recurso foi alvo de criticas por parte dos defensores da web livre. Nesses
seis anos, o serviço também passou por duas reformas gráficas – uma implantada
em setembro de 2010 e a outra em dezembro de 2011. O próximo passo, apontam
rumores, é oferecer páginas diferenciadas para marcas, similares às já ofertadas
pelo Facebook.
Baseado em São Francisco, nos Estados Unidos, atualmente, o Twitter estuda a
instalação de um escritório na Europa. Inglaterra, França e Alemanha são
possíveis destinos para a nova base. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já
fez pessoalmente seu convite ao CEO, Dick Costolo.