Mais de 40% dos usuários de internet passam, pelo menos,
duas horas por dia navegando pela web por vários dispositivos, enquanto apenas
25% usam o mesmo tempo assistindo TV. Os dados foram revelados pela pesquisa
"Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil",
apresentada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil).
Ainda segundo o levantamento, a internet é a atividade preferida por todas
as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre,
somando 62%. Além disso, é considerado o meio mais importante para 82% dos
entrevistados.
Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo 89% no período da
manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma forma, a web é a
mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de um dia típico:
60% trabalho; 52% na casa de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes
e cafés; 43% reunião com amigos; 34% shoppings.
Com relação aos tipos de canais que a internet é acessada, o desktop lidera
com 77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%), smartphone (40%), tablets
(16%), iPad (15%), console de videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos
(2%). Entretanto, os jovens preferem utilizar os smartphones, tablets e
videogames para navegar.
A maior parte (62%) da audiência brasileira online acessa a internet via
dois ou mais canais. Destaca-se a faixa etária de jovens adultos (entre 25 e 34
anos) aonde 23% acessam por quatro ou mais canais. Além disso, 61% dos
brasileiros usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo que as
mulheres são mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%). Dentre os
que usam os dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou mais
atenção na internet.
Segundo Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, "todos os dados
confirmam a expansão do mercado, que tende a se acentuar com as iniciativas de
ampliação do acesso a banda larga e também ao aumento da base instalada de
smartphones".
Foram entrevistadas 2.075 pessoas usuárias de internet, entre 15 e 55 anos,
sendo 51% homens e 49% mulheres, em fevereiro.