De acordo com números divulgados pela União Internacional
das Telecomunicações (UIT, na sigla em inglês), mais de 1 bilhão de pessoas
utilizam os serviços de mídia social no mundo. Deste total, o Facebook angaria
901 milhões de usuários ativos mensais em sua rede.
O relatório da UIT dá à rede de Mark Zuckerberg 90% de participação entre as
redes sociais existentes. Twitter, com 200 milhões de usuários, e LinkedIn, com
cerca de 120 milhões de perfis, também estão entre os líderes. Serviços como o
QQ, da China, vkontakte, da Rússia, e o Orkut, do Google, completam as lista.
O relatório "Tendências de Reformas das Telecomunicações" expõe também
o crescimento da tecnologia móvel para o acesso às redes sociais. No Facebook,
por exemplo, o uso móvel já está superando a acesso por meio de conexões fixas.
A UIT destaca ainda que, embora o uso de banda larga continue a crescer, o
número de assinantes de banda larga fixa ainda é baixo na maioria dos países.
Segundo o estudo, nos últimos cinco anos, o número de usuários de banda larga
fixa quase dobrou, e no início de 2012 ficou em 591 milhões - o equivalente a
pouco mais da metade do número de todos os usuários de mídia social.
Mas o crescimento da banda larga continua a ser muito desigual. Nos países
em desenvolvimento, a penetração do serviço fica em torno de 4,8% dos usuários.
Os países industrializados, segundo o relatório, têm média de penetração de
26%.
Parte do problema continua a ser a acessibilidade da banda larga: na África,
por exemplo, o preço médio mensal de banda larga ainda é mais de três vezes
maior do que a renda média familiar. A UIT diz que apenas 8,55 da população nos
países em desenvolvimento tinham acesso à banda larga móvel em 2011, com apenas
5% do uso global do serviço vindos de países de baixa renda.
Terra