42% das empresas cogitam
abandonar e-mail por causa de spam
da Folha Online
O spam (mensagens eletrônicas comerciais indesejadas) se transformou em um
problema tão sério que 42% das pequenas e médias empresas nos EUA consideram
abandonar o e-mail como forma de correspondência corporativa.
O dado foi revelado por uma pesquisa encomendada pela Symantec à InsightExpress,
especializada em pesquisas on-line. A pesquisa, realizada com 500 empresas de
pequeno e médio porte, também descobriu que se a situação piorar, como prevêem
os especialistas, 50% das companhias estão dispostas a alterar todos os endereços
eletrônicos corporativos.
Cerca de 55% dos entrevistados revelaram planos de instalar mecanismos nos
servidores para filtrar os e-mails, permitindo a entrada apenas das mensagens
aprovadas.
Em 32% das organizações ouvidas já foram investidos recursos para diminuir o
número de mensagens indesejadas por meio da elaboração de listas negras.
Natal
A Symantec alerta para a necessidade desse tipo de ferramentas, principalmente
no fim de ano, quando o volume de spam deve crescer por conta das comemorações
de Natal e Ano Novo.