Microsoft
lança amanhã serviço de busca na Web
A
Microsoft lança amannhã o seu aguardado serviço de busca na Internet. O
objetivo é concorrer diretamente com o líder de mercado Google.
A maior produtora de
software do mundo prometeu entrar no mercado de buscas com tecnologia própria
antes do final de 2004, em uma tentativa de atrair mais usuários para
aumentar a receita de sua divisão de Internet, a MSN.
Na manhã de terça-feira,
Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, informou aos acionistas
na assembléia anual da empresa que a Microsoft derrotaria a tecnologia do
Google e duplicaria sua receita publicitária nos próximos cinco anos.
"Nós vamos alcançá-los e ultrapassá-los", disse Ballmer.
A empresa ainda não tem
nenhum comentário oficial sobre os seus planos para o novo serviço MSN
Search, que vem operando experimentalmente em www.search.msn.com/
desde o trimestre passado. A Microsoft, que vinha empregando tecnologia da
Inktomi, subsidiária do Yahoo, para acionar seu serviço de buscas,
decidiu ingressar nesse mercado depois que o Google tomou a liderança e
se transformou em uma companhia multibilionária.
Com a notícia, as ações
do Google caíram em 2%, ou US$ 3,35, para US$ 136,35, depois do
fechamento do pregão de ontem. As ações do Yahoo também caíram, com
perda de US$ 0,35, para US$ 36,68, em dia de pesada negociação. As ações
da Microsoft não se alteraram muito depois do fechamento dos pregões,
cotadas a US$ 29,80 diante de US$ 29,77 em seu fechamento na Nasdaq.
As buscas continuam a
responder por proporção reduzida do faturamento da Microsoft, com a
divisão de Internet MSN registrando receita de US$ 360 milhões contra
lucros totais de US$ 36,8 bilhões para o grupo em seu mais recente ano
fiscal.
A divisão MSN, porém,
saiu recentemente do vermelho, em base operacional, graças ao aumento na
receita com publicidade online. O Google informou que a receita em seu
trimestre mais recente dobrou, para US$ 806 milhões, em relação ao
mesmo período em 2003.
Reuters
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