Recentemente, a Philips anunciou
mundialmente dois lançamentos curiosos da sua linha Consumer
Electronics: a TV Ambilight e a TV Espelho, ambas ainda sem data
para chegar ao mercado brasileiro. O primeiro lançamento é um
aparelho com luz inteligente, isto é, com capacidade para
analisar os sinais de transmissão para a televisão em tempo
real, produzindo uma luz de fundo que combina e ressalta a imagem
da tela.
Por exemplo: uma cena de barco no
oceano. A TV projeta uma luz azul lateral para ressaltar o mar. Se
a cena muda e deixa de exibir o oceano para mostrar a terra,
automaticamente, a luz ambiente se altera parra combinar com a
nova imagem. As fontes de cor são extraídas do sinal de vídeo,
no momento exato da cena, e transformados em efeitos ambilight, ou
seja, luz ambiente.
O telespectador também pode
interferir, através do controle remoto. São dois comandos
ativos: um é relaxante e o outro mais dinâmico – este
acompanha a ação da tela intensamente. A tecnologia ambilight
está presente em modelos que adotam as telas finas de cristal líquido
(LCD) e grandes. Os tamanhos disponíveis são de 32, 42 ou 50
polegadas. A de 32 polegadas tem preço estimado de R$ 26 mil.
Funções
A TV Espelho também tem tela
fina de cristal líquido de 17, 23 ou 30 polegadas. Mas, ainda não
tem preço divulgado. Os modelos unem espelho e tela de TV. Os
laboratórios da Philips ainda estudam novas funcionalidades para
a novidade. Por enquanto, o que se prevê é o telespectador
assistindo ao seu programa e, ao mesmo tempo, se observando num
espelho. Devido a essa característica, a TV Espelho é
basicamente um modelo para se pendurar na parede.
Em um hotel, por exemplo, pode
ser usada para pagar contas ou ver filmes através do sistema
pay-per-view. Assim como pode ser usada para aplicações
profissionais. Basta que o usuário conecte seu PC à TV Espelho,
através de uma conexão especial, para que o espelho se torne um
monitor LCD para apresentações ou navegação na internet.
Inicialmente, a Philips planeja comercializar a TV Espelho para
hotéis, mas também prevê um grande potencial de mercado para
ambientes domésticos feitos sob medida.
Para o uso doméstico, a Philips
está atualmente testando outras versões avançadas que podem
conectar o usuário com o espelho sem fio, fornecendo diferentes
informações como telejornal, notícias de trânsito e dados da
saúde do usuário, como pressão arterial e peso. O espelho pode
mostrar, por exemplo, um desenho animado que encoraje as crianças
a escovarem os dentes de forma mais divertida e eficaz. (RM)