Hoje, às 19:00h, é a vez do
road show de lançamento da Cobox ser realizado em Belo Horizonte.
O objetivo da nova empresa é prestar serviço de correio eletrônico
corporativo. Logo mais, seus dirigentes vão demonstrar para os
mineiros, as tecnologias que adotam e as possíveis formas de
terceirização do serviço.
Usuários que se encontram
exauridos ou num beco sem saída no combate diário contra vírus,
spams e outras invasões, que se valem dos e-mails para chegarem
às redes corporativas, ou que se sentem impossibilitados de
continuarem investindo na atualização e manutenção de toda a
infra-estrutura envolvida podem delegar essa luta para a Cobox,
uma unidade de negócios do Associados Minas.
Terceirizar o e-mail corporativo
é uma tendência mundial e este modelo já vem sendo utilizado na
Coréia, Austrália e Estados Unidos, utilizando a mesma linha
tecnológica da Cobox , que representa diferencial no mercado: o
Exchange Server da Microsoft em modelo ASP. Com esse software, o
e-mail ganha um sentido mais amplo dentro das empresas e passa a
ser utilizado junto com o conceito de colaboração. Isso não se
refere simplesmente às mensagens, mas a outros recursos que
passam a fazer parte de um sistema de correio eletrônico
corporativo.
"Colaboração significa uma
caixa postal interagindo com a outra no controle de contatos,
compromissos, agendamentos e outros", acrescenta o engenheiro
Rafael Vidal Corrêa, executivo da Cobox.
Investimentos em infra-estrutura
(servidores e softwares para e-mail) deixam de ser necessários e
a manutenção, segurança e disponibilidade de todo o serviço
fica sob a responsabilidade da Cobox, que atua como um provedor de
correio eletrônico para empresas de grande, médio e pequeno
portes de qualquer região do Brasil. Seu escritório fica
localizado em Belo Horizonte e toda a infra-esturtura está no
CTBC Datacenter, em Uberlândia e, através dele, é possível
atender à demanda de e-mail de qualquer empresa brasileira. Seus
principais parceiros são a Microsoft (provedora da plataforma
Exchange Server) e a CTBC (parceira responsável pela comercialização
do Cobox, através de sua consultoria corporativa em todo o País).
Segurança
"Estamos preparados para
garantir os maiores índices de segurança contra vírus e spams e
nossa disponibilidade é de 99%, ou seja, é praticamente impossível
sairmos do ar. Ninguém investiu tanto em redundância como a
Cobox . O servico oferece um nível de confiabilidade suficiente
para permitir que os executivos foquem suas atenções e esforços
no negócio da empresa e deixe as ferramentas, como o e-mail
corporativo, na mão de especialistas", afirma Rafael Corrêa.
Segundo o executivo , o preço do
serviço será outro diferencial para o mercado. Para se ter uma
idéia do custo, um usuário que possui 500 caixas postais tem uma
despesa anual da ordem de US$ 10 mil só para atualizar antivírus
e barrar spams. Com esse custo, ele pode terceirizar todo o
sistema de correio eletrônico para a Cobox. A contratação do
serviço é por um preço fixo mensal, que varia segundo o número
de caixas postais e os recursos de cada uma delas . A quantidade mínima
é cinco, mas não há limite para o máximo. Neste caso, o preço
começa com R$ 5 por caixa e vai diminuindo à medida que o número
delas aumenta.
Para usar o serviço, é necessário
que o usuário tenha acesso à internet, domínio próprio
(registro na Fapesp) e cinco caixas postais.