SÃO PAULO – Um estudo da
Pear Analytics avaliou 2 mil posts no Twitter em duas semanas e concluiu que 40,45% deles eram pura conversa fiada, do tipo “o que estou fazendo agora”.
O resultado não é surpreendente. Afinal, o serviço de microblogs surgiu incentivando os usuários a digitarem mensagens de até 140 caracteres exatamente com essa temática.
Em segundo lugar na pesquisa, ficaram as conversas normais – em 37,55% das postagens, as pessoas usaram o Twitter como plataforma de chat. A onda de espalhar links para notícias veio apenas em terceiro, com 8,7% de participação.
A maior surpresa está na baixa incidência de spams e propaganda. Somente 5,8% dos tweets avaliados foram considerados promoção pessoal, enquanto 3,6% eram spam.
O conteúdo avaliado era público e foi postado nos Estados Unidos e na Inglaterra, no período entre 11 horas da manhã e 5 horas da tarde. Ficou constatado que segunda-feira, às 11 e meia da manhã, é a hora em que entra no ar o maior número de posts úteis, com pessoas passando dicas e links interessantes.