Desenvolvido pelo próprio Google, em OpenSocial, o aplicativo permite que cada usuário se arrisque com, no máximo, vinte e cinco fotos para ganhar os prêmios oferecidos pelos patrocinadores Colgate, Fiat, Motorola, Sony e Sprite.
O prêmio mais concorrido deverá ser a viagem à Turquia, dada ao usuário que expor a foto que melhor se encaixe no conceito de “férias frustradas”. Além das passagens, o concurso também premia com convites para baladas, eventos, desfiles e até uma tarde no salão de beleza, caso o corte de cabelo receba muitos votos solidários.
Os concorrentes podem enviar seus materiais até o dia 25 de setembro. Todos os detalhes da premiação podem ser vistos no site oficial do “Maravilhas do orkut”, que também agrega um vídeo promocional.
A brincadeira, porém, tem seu lado sério, ou, quem sabe, um lado menos inocente. Com uma ameaça de explosão do Facebook no Brasil, a rede social pertencente ao Google consegue juntar duas das principais armas da concorrente em uma jogada só: aplicativos e fotos.
O orkut é um dos maiores hospedeiros de uploads de fotos do Brasil e o Facebook um dos maiores no quesito pelo restante do mundo. A rede de Mark Zuckerberg recebe cerca de um bilhão de uploads de fotos por mês, segundo seus próprios dados.
Já o site de relacionamentos de Orkut Buyokotten, segundo pesquisa da NetPop Research, encomendada pelo Google em abril deste ano, recebe 30 milhões de uploads de fotos mensalmente. E a mesma pesquisa diz que 92% dos usuários utilizam álbuns de fotos com regularidade e 34% costuma fazer uso de aplicativos sociais.
Ao que parece, o orkut não quer dar terreno para o Facebook e deve iniciar um competitivo processo de criação de aplicativos para fazer frente à rede social mais popular do mundo. Tudo para se firmar como um poderoso veículo de divulgação e para provar que é capaz de gerar receita por meio de publicidade e de parcerias com grandes marcas.