DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo
Como a maioria das adolescentes, Farzana gosta de se maquiar. A diferença é que ela faz isso de seu quarto e mostra para o mundo via YouTube.
A garota muçulmana mantém um canal no site de vídeos (www.youtube.com/user/faz78626) em que dá dicas de como passar sombra ou como aplicar batom cor-de-rosa.
Assim como outras garotas, Farzana usa o YouTube para compartilhar o gosto por maquiagem. "Sou apenas outra garota que tem paixão por maquiagem e qualquer coisa relacionada a isso -adoro fazer compras! (...) Não sou a garota muçulmana comum, apesar de a religião ser bastante importante na minha vida", diz.
Os vídeos duram, no máximo, dez minutos. Em um deles, Farzana mostra três jeitos de usar o hijab, o véu que adorna as muçulmanas, com ares fashion e de acordo com o estilo de cada menina. Misturar tecidos diferentes é um dos conselhos.
No Brasil, garotas como Marina, do blog 2Beauty (www.2beauty.com.br/blog), também dão dicas de maquiagem em textos, fotos e vídeos.
No canal do YouTube (www.youtube.com/user/marina23sd), ela faz resenha de pincéis, indica como pôr cílios postiços e como fazer um make pro verão.
E o passatempo na internet pode se tornar um negócio, como ocorreu com Lauren Luke, inglesa que mantém o canal Panacea81 (www.youtube.com/user/panacea81).
Graças a ele, Lauren ganhou uma coluna no site do jornal "Guardian" e lançou sua própria linha de cosméticos (shop.bylaurenluke.com/products.html).
Há vídeos seus que chegam a ter mais de 200 mil visualizações --ensinam desde maquiagem para usar no dia a dia da escola até looks usados por cantoras como La Roux e Lady Gaga.