O orkut ainda é a rede social mais popular do país, mas agora enfrenta dois concorrentes de peso: Twitter e Facebook. Qual deles merece o prêmio INFO?
O Twitter caiu no gosto dos usuários brasileiros neste ano. De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, o serviço de microblogs tem nada menos do que 8,5 milhões de perfis em terras tupiniquins. É muita coisa. Não por acaso, o Twitter tornou-se um dos sites mais usados para compartilhar links. Parte do crescimento foi consequência da adesão em massa de blogueiros e celebridades, que estimularam seus fãs a tuitarem. Emplacar termos brasileiros nos Trending Topics virou mania. Quem não se lembra do sucesso do “Yes, We Créu” no dia em que o Rio foi escolhido como sede da Olimpíada de 2016?
O Facebook ainda está na lanterna no país, mas vem ganhando adeptos a cada mês. Com mais de 1,3 milhão de brasileiros, a rede social tem três grandes trunfos na manga: as avançadas opções de privacidade, o streaming de atualizações e os joguinhos. Deixar informações visíveis apenas para quem realmente deve vê-las foi o que levou a rede social a ultrapassar os 300 milhões de usuários no mundo. Aplicativos de entretenimento, como o Farmville e o Mafia Wars, também têm ajudado a trazer internautas. A rede declarou guerra ao orkut, e tem facilitado a importação de contatos do rival.
Por falar na rede social do Google, seus números continuam impressionantes. Dados atuais indicam que mais de 30 milhões de brasileiros mantêm perfis ali. Compartilhar fotos e vídeos tornou-se regra, e acompanhar as atualizações dos amigos, também. Os aplicativos caíram no gosto dos usuários, principalmente quando permitem a interação entre eles – é o caso dos populares BuddyPoke e Vou, Não Vou!. O orkut continua a ganhar funcionalidades. Neste ano, o serviço ganhou reconhecimento de faces nas fotos, bate-papo por vídeo e voz e o Promova!, um recurso que permite desde colocar anúncios até compartilhar links interessantes com os amigos.
Quem merece erguer o troféu? Se você é assinante da INFO, pode votar no site www.premioinfo.com.br. Se comprou a revista na banca, é só preencher o formulário e enviar para a gente.