Sim, você leu corretamente o título acima: um iPhone impediu que uma mulher fosse atacada por um urso nos Estados Unidos. E não foi buscando dicas pela rede 3G de como se defender.
Deu no Register, que diz o nome e a profissão da vítima: Kris Rowley, Chief Information Security Officer do estado de Vermont. Kris estava caminhando por uma floresta quando percebeu que um urso a seguia. E não levava algo essencial para se defender em locais como esse: um spray de pimenta.
Pessoa da tecnologia como é, Kris logo sacou seu iPhone e jogou contra o urso. A ideia era distraí-lo enquanto fugia. Mas ela não imaginou que seria mais que uma distração: quando voltou ao local para tentar resgatar o iPhone descobriu que o urso havia mastigado o smartphone.
Kris tinha contratado um seguro para o seu iPhone. Mas quem disse que havia uma cláusula para cobrir danos causados por ursos? A saída foi comprar um novo. “Antes o iPhone que eu”, disse ela.
Acabei de descobrir que Kris teve sorte de ter encontrado um urso negro pela frente. Que diferença faz? Segundo o Maurício Grego, redator-chefe da INFO e especialista em aventuras, a tática de jogar algo contra um urso funciona apenas com os ursos negros. Se fosse um pardo, nada feito. Maurício fala com a experiência de quem já teve a comida roubada por um urso, de dentro de sua mochila, no Parque Nacional de Kings Canyon, na Califórnia.