O inventor da
web e diretor do World Wide Web Consortium, Tim Berners-Lee, afirmou que deseja realizar mudanças no sistema já conhecido de navegação pela
internet. Ele pretende acabar com a barra dupla (//) que acompanha o "
http" nos endereços da rede.
Segundo informações de uma coluna do The New York Times, Berners-Lee explicou que a barra dupla, apesar de ter surgido de uma convenção de programação, não é considerada algo realmente necessário. "Imagine quantas árvores poderiam ter sido salvas se as pessoas não tivessem que digitar aquelas barras em papel ao longo dos anos - para não mencionar o trabalho humano e o tempo gasto escrevendo as barras incontáveis milhões de vezes em caixas de endereços do navegador", disse ele.
Atualmente, porém, o código "http://" aparece automaticamente quando um usuário faz uma busca na internet depois de escrever um endereço na rede.
Além disso, Berners-Lee tem desenvolvido um outro foco em seu trabalho, relativo à divulgação de dados do governo britânico para a transparência e eficácia da gestão pública. Para ele, a lição da web é que disponibilizando informações e ferramentas simples online gratuitamente a inovação se torna invevitável.
"Com os dados abertos, quem vai saber quais novos aplicativos as pessoas poderão criar?", disse ele.
Redação Terra