|
Crise da internet tira charme de nomes com "www"
da Folha Online
As letras www, abreviatura de World Wide Web, soaram muito promissoras e
modernas no passado, mas com a crise na internet, acabaram perdendo a força e o
charme que carregavam. E o que é pior: chegaram a prejudicar as empresas cujo
nome levava a sigla.
Lawrence York, 52, primeiro empresário a criar um fundo mútuo dedicado a ações
de internet, percebeu que atualmente companhias com essas três letras no nome não
levam nenhuma vantagem. Ele decidiu mudar o nome de sua empresa de WWW Advisors
para IPC Financial Group. porém, o principal fundo do grupo, o WWW Internet
Fund, lançado em agosto de 1996, manterá o nome original.
O empreendedor disse que se as letras lhes renderam muitas vantagens nos três
primeiros anos de sua empresa, nos últimos três, elas prejudicaram seus negócios.
Embora tenha sido ágil o suficiente para lançar um fundo de investimento na
internet ainda em tempo de lucrar com a alta das bolsas --algo que muitos
concorrentes não foram ágeis o bastante para fazer--, York viu seus ativos
despencaram de um pico de US$ 150 milhões há três anos, para US$ 17 milhões
hoje.
A despeito da recuperação nas bolsas de valores este ano, que propiciou um
retorno de 66% ao seu fundo até agora em 2003, a companhia de York é apenas
uma sombra do que foi no passado.
O fundo de internet se saiu mal diante da concorrência, com perdas médias de
41% ao ano nos últimos três anos, de acordo com a Morningstar.
Estratégia
Reconhecendo que um novo rumo estratégico era necessário, York decidiu adotar
uma nova marca como parte de seus esforços para reconquistar a confiança dos
investidores em sua empresa --e atrair parcela maior de capital.
Nos últimos meses, York lançou um fundo mútuo que investe em ações e bônus,
o fundo Growth Flex, e um fundo cuja carteira foi projetada para prosperar tanto
durante as altas quanto durante as baixas do mercado, o Market Opportunities
Fund.
Mas a empresa não mudou muito de foco. York enfatizou que ele continua
acreditando nas empresas ligadas à internet, como a iVillage e a
InterActiveCorp, antiga USA Interactive, entre seus investimentos favoritos.
"Não estamos mudando de marca para fugir ou nos esconder de qualquer
coisa", garante.
Com Reuters
|
|
|
|