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Uma mulher no comando
Um mês após a morte do irmão, Andrea,
Patrícia Carta assume a direção da Vogue Brasil
Sara Duarte
A revista de moda mais importante do País
agora está sob o comando de uma mulher. Patrícia Carta, 43 anos, é a nova
diretora da Carta Editorial, editora responsável pela publicação da Vogue
Brasil. Ela assume a empresa um mês após a morte de seu irmão, Andrea.
Jornalista especializada em moda, Patrícia começou sua carreira em 1980 e
ajudou a escrever a trajetória de estilistas como Alexandre Herchcovitch e top
models como Gisele Bündchen. Desde a segunda-feira 13, com o apoio da editora
americana Condé Nast, detentora do título Vogue, acumula o cargo de
diretora responsável da Vogue Brasil.
A ascensão de Patrícia na Carta Editorial
representa a continuidade
de uma grife do jornalismo. Ainda adolescente, em 1972, ela viu o pai,
o jornalista Luís Carta (1936-1994), fundar a Editora Três. A empresa nasceu
da associação do italiano com os empresários Fabrizio Fasano
e Domingo Alzugaray. Por influência de Carta, um amante do glamour
e do luxo, em 1975 a editora passou a publicar a Vogue no Brasil.
Em outubro de 1976, Carta deixou a Três, que publica ISTOÉ, para
fundar sua própria editora.
Pioneiro no País, o projeto de Vogue
rapidamente se firmou como um dos mais ousados da imprensa mundial. Como efeito
disso, em 1986, Luís Carta foi enviado a Madri para criar a Vogue Espanha,
o que culminaria com a expansão da revista para toda a América Latina. Desde a
saída do patriarca, a direção de Vogue Brasil estava a cargo de Andrea
Carta, seu filho mais velho. Com bom gosto e um faro apurado para descobrir
novos talentos e tendências, a caçula Patrícia virou diretora de moda. Em 23
anos, tornou a publicação reconhecida pela excelência de seus editoriais.
Desde 2000, quando a Associação Brasileira da Indústria Têxtil criou o Prêmio
Abit, a Vogue Brasil foi três vezes campeã.
Alçada ao posto máximo da Carta Editorial,
Patrícia agora ocupa a
sala que pertencia a Andrea. Além de coordenar as revistas do grupo – Vogue,
i, Casa Vogue e os suplementos Vogue RG, Vogue Jóias
e
Homem Vogue –, assume a administração da empresa. Patrícia pretende dar
continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo irmão. “Vamos colocar nas
bancas projetos que já estavam encaminhados”, diz. Para isso, ela conta com a
colaboração da equipe, encabeçada pelo diretor
de redação Ignácio de Loyola Brandão. “Patrícia tem o chamado
‘Espírito Vogue’: um apreço pela qualidade, beleza, bom gosto e,
acima de tudo, competência”, elogia.
Até dezembro, devem ser lançados três
especiais de Vogue: Maiôs, Alto Verão e Beleza. Cada um deve ter
tiragem de 50 mil exemplares, a mesma de Vogue Brasil. De acordo com
Ricardo Kowarick, diretor coorporativo da Carta Editorial, a revista e seus
“filhotes” devem fechar o ano com um faturamento 20% superior ao de 2002.
Para o ano que vem, a editora planeja o lançamento de um novo título, ainda em
sigilo.
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