Varejo por e-mail está sob pressão devido ao spam

Os comerciantes que divulgam seus produtos por e-mail estão encontrando mais dificuldades para faturar junto aos consumidores, à medida que as caixas de correspondência destes se enchem de anúncios aleatórios, conhecidos como spam.

Ainda que muitos grupos de varejo tenham estabelecido relacionamentos com os consumidores que os distinguem dos praticantes de spam, um estudo divulgado ontem demonstrou que eles obtiveram receita média ligeiramente mais baixa com cada anúncio via e-mail enviado no segundo trimestre de 2003.

Empresas de varejo e associações setoriais norte-americanas, bem como grupos de defesa do consumidor, vêm pressionando as autoridades para que combatam a difusão de mensagens de e-mail comercial enganosas ou vulgares. Para os comerciantes, o spam reduz a chance de atingir os consumidores que poderiam se interessar por seus anúncios.

"O spam envenenou as águas para os comerciantes legítimos," disse Jason Catlett, presidente da Junkbusters Corp., uma organização de defesa da privacidade. "É muito difícil para os comerciantes que usam e-mail obter destaque em meio à multidão de picaretas que busca acesso ao consumidor norte-americano médio."

A DoubleClick, uma companhia de marketing na Internet, informou em relatório que a receita média gerada por e-mail de varejo ou comércio via catálogo caiu a 28 centavos de dólar no segundo trimestre de 2003, ante 29 centavos de dólar no período um ano antes.

Mas o estudo aponta, em um dado positivo para o varejo, que os consumidores agora abrem mais e-mails de companhias que consideram legítimas do que no passado.

De acordo com a DoubleClick, o pedido médio em resposta a um anúncio via e-mail caiu para 98 dólares no segundo trimestre, ante 102 dólares no período um ano atrás. No geral, o varejo via e-mail atingiu uma média de 2,65 aquisições por mil mensagens enviadas.

Eric Kirby, vice-presidente de serviços estratégicos da DoubleClick, disse que os anunciantes não deveriam abandonar o e-mail devido à queda de receita.

"A base de custo para difusão da mensagem ainda fica na casa do centavo, talvez dois centavos, por anúncio", disse. "A eficiência ainda é enorme, comparada a outros canais."

Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home