Para os diretores, professores e coordenadores pedagógicos
da amostra, a infraestrutura, no entanto, não é suficiente
para o ensino do uso do computador e navegação na internet
aos alunos, o que torna a atividade menos frequente.
Segundo os educadores, o fator de limitação para o uso
efetivo das tecnologias de informação e comunicação seria o
número insuficiente de computadores conectados à internet e
a baixa velocidade de conexão.
Fora do ambiente escolar a rede também é um instrumento
pouco utilizado para organizar e mediar a comunicação entre
professor e aluno e entre os alunos. Apenas 20% dos
professores entrevistados utilizam a internet para esse tipo
de atividade.
A principal barreira indicada pelos professores, para
maior aproveitamento no uso das tecnologias de informação e
de comunicação na escola, está relacionada ao seu nível de
conhecimento sobre o uso dessas ferramentas. A maioria dos
docentes (64%) concorda que os alunos sabem mais sobre
computador e internet do que eles.
Os resultados apresentados pela TIC Educação representam
a análise dos dados coletados em escolas públicas de áreas
urbanas em todas as regiões do Brasil. Para a pesquisa foram
entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores
e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras.