Nos próximos anos, deve ocorrer uma explosão nas vendas mundiais de tablets, segundo pesquisa divulgada pela In-Stat. O instituto prevê que, em 2017, serão comercializados 250 milhões desses equipamentos. O que representa um crescimento de quase cinco vezes em relação a este ano, quando a IDC projeta que serão vendidas 53 milhões de unidades.
O estudo da In-Stat aponta ainda que, nos próximos seis anos, os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, vão representar cerca de 90% das vendas totais de tablets, com uma grande distância para o terceiro colocado, o Windows, que tende a ocupar a terceira posição.
A pesquisa alerta ainda que só os fornecedores que apostarem suas ofertas nos principais sistemas operacionais do mercado terão chance de permanecer no mercado, já que, caso contrário, não conseguirão ter os aplicativos e o suporte necessários para sobreviver no setor.
Quanto aos modelos de tablets mais vendidos, a In-Stat acredita que a maior parte das vendas deve ficar concentrada em equipamentos com telas maiores, entre 9 e 11 polegadas, que devem representar, pelo menos, 56% das vendas em 2017.